domingo, 18 de março de 2012

Se é seca, como dá frutos?


Esse texto surgiu quando lia sobre o que brother Caio Mendonça postou em um grupo no facebook, sobre uma experiência vivida na sua viagem de lua de mel de 6 anos de casado. Ele estava a caminho da Escócia, e devido ao inverno, o tempo estava muito frio.

No inverno, principalmente debaixo de muita neve, as plantas tendem a "dormir". As folhas caem, as flores desaparecem, a grama não cresce. Desde o Outono, as cores mudam, o espetáculo de cores das árvores termina quando a última folha cai e as temperaturas ficam em torno de 0ºC. A paisagem é branca, desoladora, mas também impressionante. Essa mudança de estação me ensinou que nossa vida também possui estações e nem sempre "é verão".


Nesta viagem, ele se surpreendeu com algo. Ele e sua esposa pararam em um posto para tomar café. No estacionamento do posto, algo impressionante: “Uma macieira carregada de maças!!!” Que imagem impressionante! Eles pegaram uma maça para ver se era real. “Como esta arvore sem folhas, sem clorofila em estado ‘dormente’, poderia produzir frutos?”.

Impressionados, seguiram viagem e a imagem daquela árvore não lhes saia da cabeça. Caio recordou da passagem do evangelho de Mateus 21:18-21. O contexto fala sobre fé. Mas tudo começa quando Jesus foi procurar figos na figueira e ela estava seca. Jesus amaldiçoa a mesma, e ela seca imediatamente. Em Mateus 3:10 João, o Bastista afirma que o machado está posto a raiz da árvore que não dá bom fruto.


Então, o que Jesus diria à macieira que deu frutos no inverno?


Depois de ler umas 5 vezes, fiquei pensando nas imagens em separado. A primeira da árvore seca, e a segunda do fruto. Por vezes olhamos para alguém, seja fora ou principalmente de dentro do que julgamos família cristã, e enxergamos uma árvore seca. De primeira vem à lógica de que uma árvore seca não pode dar frutos, e consciente ou inconscientemente diminuímos e até mesmo descartamos a árvore de nosso convívio. Não quero andar, estar, ou ouvir nada de uma árvore seca, pois ela não me agrega nada, e assim vamos vivendo em nosso círculo. Esse olhar não possui amor e mostra o quanto ainda, movidos pela carne damos valor as aparências, e como não permitimos que a mente de Cristo irrigada com o amor do Pai molde nosso coração.

Quando vemos o fruto, esquecemos por vezes de olhar a árvore, e já exaltamos o feito, intitulamos pessoas, seguimos seus passos, pois o fruto é bom.

Mas a relação árvore e fruto é divina, pois quando afirmamos que Deus é quem sonda nosso coração, começamos a entender que ele vê além do que é possível, ele está vendo a raiz, e sabe que uma raiz profunda gera vida, mesmo que todos enxerguem uma árvore seca, a vida está lá dentro e o fruto é a consequência.




Que Deus tenha misericórdia de nós, e nos dê olhar de amor para com todos, para com os ímpios que julgamos necessitados, mas também para com os de dentro, que por pensar diferente ou não terem as folhas como gostaríamos, são excluídos e intitulados de rebeldes e falsos cristãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim você nos ajuda a crescer. Obrigado!